Não venho aqui pedir que você ame Machado de Assis. Também pouco me interessa lhe dar uma lição sobre literatura, afinal, não tenho gabarito para falar acerca disso. O que quero lhe dizer é que sim, as línguas vivas estão em constante mutação. Entretanto, quando olho ao redor, vejo uma sociedade sendo formada e, o horror!, propagada por erros costumeiros e de fácil resolução. Coisas como vírgulas, pontos, acentos etc. Eu não quero bancar o certinho, ou me autopromover um bom escrevente, contudo é necessário que haja uma comunicação efetiva! E, por que não, bonita! Português não é só uma matéria da escola ou uma alternativa numa prova de múltipla escolha; Português é uma herança linda ainda, é uma lógica, é uma malemolência, é a poesia da sua própria descrição. E muitos de vocês aí deturpando, tendo descaso, estuprando nossa tão bela forma de se transmitir.

Outro ponto que gostaria de citar é que, como disse anteriormente, o Português está em constante mudança. Ou seja, não quero pregar uma postura de ostracismo e afirmar que a única maneira na qual devemos nos basear na hora de escrever seja a erudita. Por vários motivos! O principal deles é que a língua é o reflexo mais atual da sociedade. E, por falar nisso, o que nossa sociedade tem sido?
Alguma vez você já se pegou e viu como você se parece com seus pais? Notou como você tem trejeitos, manias e modos de falar tal qual eles? Pois, assim é pro seu idioma. Português não é só estética ou arte. Português é a sua identidade, é como você leva a vida. O Português é feito por mim e por você. Se você começa a transgredi-lo, ele vai se adaptar e ser transgressivo. E isso, honestamente, não é evolução, daí a revolta.
Interessante seu texto.Sou daquelas pessoas que amam as palavras. Amo os sons e sobretudo a escrita e sua capacidade de eleger imagens. Entendo a necessidade vital de manutenção da língua, entendo também os neologismos, porém sinto verdadeira repulsa quanto ao descaso com que tratam o nosso português. É triste. É como olhar e não vê. Ou como vestir as calças pela cabeça. O pior é que a maioria das pessoas não dão a mínima pra isso.
ResponderExcluirnão entendi o porquê do seu texto...
ResponderExcluirnão entendi
Me poupe que o Português foi totalmente imposto aqui. Imposta e impostora, essa língua, já que nos é exigido uma excelência que não é usada. Acredito que se está acontecendo uma mutação, já não era sem tempo. o Português de Portugal foi derivada do Latim, ou seja ele criaram uma identidade própria. Não temos esse direito!? É isso?! Se eu pudesse eu matva e enterrava o Português.
ResponderExcluirhasuhauhsuhausa...odeio Português!
ResponderExcluir